sábado, 30 de outubro de 2010

Reflexo do Amor

Olá!

Bem, já faz um tempo desde o meu último post, mas pretendo voltar. Na verdade, ontem eu pensei em fazer post falando justamente sobre isso, mas não queria que ficasse apenas em palavras. Portanto, hoje eu falo isso porque encontrei um assunto sobre o qual quero falar.

Bem, espero que vocês se lembrem do primeiro post deste Blog; aquele onde eu quis introduzir o objetivo dos artigos que o sucederiam. Graças a Deus, certo dia eu estava procurando por algum livro na Saraiva lá do Iguatemi -  não tinha um título em mente, apenas queria um passatempo - e encontrei um livro de um monge beneditino alemão chamado Anselm Grün. "50 santos" é o título do livro de autoria do doutor em Teologia e seu objetivo é fazer uma reflexão em cima da vida de alguns santos escolhidos por ele. Fiquei muito feliz quando vi o livro e me lembrei do Blog imediatamente, mas não pretendo abusar de citações da obra do monge. Entretanto, recomendo a leitura do livro.

Após a introdução acima, desejo passar ao objetivo principal desse post: alguns comentários sobre o testemunho de São Francisco de Assis e Santa Clara.


Desde que passei a conhecer sobre a vida desses dois santos, fiquei verdadeiramente encantado com tal testemunho de vida. O que mais me impressiona quando leio ou vejo algo sobre São Francisco de Assis e Santa Clara é como isso consegue me constranger. Sério! Tomar consciência de como ambos buscaram refletir tão bem a beleza d'Aquele que verdadeiramente é Amor sempre me deixa constrangido. A beleza dos atos de tais santos me recordam as minhas misérias e geram em mim tal sentimento, mas...pensando bem...sabia que isso é bom ? Assim eu vejo onde preciso ser podado por Deus e percebo que tais atitudes não são impossíveis, afinal, tanto Francisco como Clara também tinham suas misérias. Acabo de recordar uma passagem:
"Àquele, cujo poder, agindo em nós, é capaz de fazer muito além, infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações dos séculos dos séculos! Amém.". (Ef 3,20-21).
Bem, continuando, do que conheço de São Francisco e Santa Clara, duas características me chamam muita atenção. A primeira é amor de ambos para com as coisas de Deus, ou seja, toda a criação. Essa característica já havia me chamado atenção quando assisti ao filme "Irmão Sol, irmã Lua" e quando pesquisei na internet sobre ambos. Sabe, esse carinho todo especial de São Francisco e Santa Clara para com as criaturas até parece soar como algo normal, simples...bem, é simples, mas diante da atual indiferença para com as pequenas coisas, devido a rotina diária, esse amor torna-se fonte de atenção e reflexão.

Com relação a outra característica - a qual confesso que só percebi quando estava lendo o livro de Anselm Grün - trata-se da amizade de ambos os santos. A pureza de tal amizade é encantadora: sinal da partilha do amor que vem de Deus e companheirismo na anunciação do Evangelho.

Bem, encerro por aqui. Espero que todos nós possamos aprender muito com o testemunho de vida de São Francisco e Santa Claro, sobretudo isto: tornamo-nos verdadeiros seguidores de Cristo Jesus.

Deus vos abençoe!
Shalom!




Nenhum comentário:

Postar um comentário