sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Abandonado na cruz ?

A passagem a seguir me deixa um tanto quanto inquieto, até encontrar a beleza que esconde:

"Desde a hora sexta até a hora nona, houve treva em toda a terra. Por volta da hora nona, Jesus deu um grande grito: 'Eli, Eli, lamá sabachtháni ?', isto é: 'Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste ?'". (Mt 27, 45-46).



Bem, acho que ficou óbvio que o que precisamente me inquietava era esse brado de Jesus: "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste ?". Jesus teria sido abandonado pelo Pai na cruz ? É claro...QUE NÃO! Como é bom saber que não podemos contar apenas com a nossa capacidade intelectual, e que nesses quase dois mil anos de Tradição, a Igreja muito tem a nos ensinar. Vejamos o que diz a nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém:

"Grito de uma angústia real, mas não de desespero: essa queixa, toma da Escritura, é uma oração a Deus e, no salmo, é seguida pela certeza jubilosa do triunfo final.".



É bom recordar que para compreender bem o que Deus nos fala através das Sagradas Escrituras precisamos conhecer a cultura do povo Judeu. Aliás, a Bíblia não caiu prontinha do céu, foi escrita por anos e anos através de pessoas; mas, sim, foi inspirada pela ação do Espírito Santo. Por ter sido inspirada pela ação do Espírito Santo, podemos crer em seu caráter canônico, e reconhecer que através das Sagradas Escrituras é Deus quem fala a nós! E, recordando que Deus quis se utilizar de pessoas para escrever as Sagradas Escrituras, é perfeitamente lógico que elas tragam traços próprios da cultura desse povo, no caso, os judeus.


Se não me engano, por volta do final da Quaresma ou pela Semana Santa, ouvi na homilia que os judeus tinham um costume: faziam referência a salmos através de versículos que os caracterizassem. Portanto, vamos ver o salmo que  ao qual Jesus se refere através deste versículo: "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste ?".


Salmo 22(21)
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste,
 descuidado de me salvar,
 apesar das palavras de meu rugir ? 
Meu Deus, eu grito de dia, e não me respondes,
de noite, e nunca tenho descanso.


E tu és o Santo,
habitando os louvores de Israel!
Nossos pais confiavam em ti,
confiavam e tu os salvavas;
eles gritavam a ti e escapavam, confiavam em ti e nunca se envergonharam.


Quanto a mim, sou verme, não homem,
riso dos homens e desprezo do povo;
todos os que me vêem caçoam de mim,
abrem a boca e meneiam a cabeça;
'Que ele recorra a Iahweh, que ele o liberte, que o salve, se é que o ama!'


Pois é tu quem me tirou do ventre de minha mãe,
quem me confiou ao seu peito;
eu fui lançado a ti ao sair das entranhas,
tu és o meu Deus desde o ventre materno.
Não fiques longe de mim, pois a angústia está perto
e não há quem me socorra.


Cercam-me touros numerosos,
touros fortes de Basã me rodeiam;
escancaram sua boca contra mim,
como leão que dilacera e ruge.


Eu me derramo como água
e meus ossos todos se desconjuntam;
meu coração está como a cera,
derretendo-se dentro de mim;
seco está meu paladar, como caco,
e minha língua colada ao maxilar;
tu me colocas na poeira da morte.


Cercam-me cães numerosos,
um bando de malfeitores me envolve,
como para retalhar minhas mãos e meus pés.
Posso contar meus ossos todos,
as pessoas me olham e me vêem;
repartem entre si as minhas vestes,
e sobre minha túnica tiram sorte.


Tu, porém, Iahweh, não fiques longe!
Força minha, vem socorrer-me depressa!
Salva minha vida da espada,
minha pessoa da pata do cão!
Salva-me da goela do leão,
dos chifres do búfalo minha pobre vida!


Anunciarei teu nome aos meus irmãos,
louvar-te-ei no meio da assembléia:
'Vós que temeis a Iahweh, louvai-o!
Glorificai-o descendência toda de Jacó!
Temei-o, descendência toda de Israel!'


Sim, pois ele não desprezou,
não desdenhou a pobreza do pobre,
nem lhe ocultou sua face,
mas ouviu-o, quando a ele gritou.


De ti vem meu louvor na grande assembléia,
cumprirei meus votos frente àqueles que o temem.
Os pobres comerão e ficarão saciados,
 louvarão a Iahweh aqueles que o buscam:
'Que vosso coração viva para sempre!'.


Todos os confins da terra se lembrarão
e voltarão a Iahweh;
todas as famílias das nações diante dele se prostrarão.
Pois a Iahweh pertence a realeza: ele governe as nações.
Sim, só diante dele todos os poderosos da terra
se prostrarão.
Perante ele se curvarão todos os que descem ao pó;
e por quem não vive mais, sua descendência o servirá
e anunciará o Senhor às gerações que virão,
contando a sua justiça ao povo que vai nascer: 
eis sua obra!".


Vale ressaltar que Jesus venceu a morte. O Pai O ressuscitou dentre os mortos! Jesus Cristo Ressuscitou e está Vivo! Ele é vitorioso sobre a morte, sobre todo o pecado!

Deus abençoe!
Shalom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário