sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

"Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." (Ef 6,10).

Depois de tanto tempo com o blog abandonado só um verdadeiro tesouro poderia me fazer voltar a publicar algo por aqui. Desejo continuar partilhando, sim, mas agora sobre uma experiência que tive a oportunidade de viver durante uma Lectio Divina. Verdadeiramente o Senhor nos dá a graça de uma experiência sempre nova com a Sua Palavra.

A passagem sobre a qual eu desejo partilhar é Efésios 6, 10-18. Entretanto, faz parte da partilha, e, de certo modo, até do contexto, o trecho de Deuteronômio 20, 1-4: 

"Quando saíres para guerrear contra teus inimigos, se vires cavalos e carros e um povo mais numeroso do que tu, não fiques com medo, pois contigo está Iahweh teu Deus, que te fez subir da terra do Egito. Quando estiverdes para começar o combate, o sacerdote se aproximará para falar ao povo, e lhe dirá: 'Ouve, ó Israel! Estais hoje prestes a guerrear contra os vossos inimigos. Não vos acovardeis, nem fiqueis com medo, nem tremais ou vos aterrorizeis diante deles, porque Iahweh vosso Deus marcha convosco, lutando a vosso favor contra os vossos inimigos, para salvar-vos!". 

Eis uma cena de combate. Podemos contemplar ambos os exércitos que se preparam para guerrear, e um parece ter maior poder bélico que o outro. Israel parece estar em desvantagem perante os seus inimigos que avançam com um povo mais numeroso, com cavalos e carros, mas o Senhor o chama a não ter medo. Eis o motivo: "porque Iahweh vosso Deus marcha convosco, lutando a vosso favor contra os vossos inimigos, para salvar-vos!" (v. 4). O exército dos inimigos pode ser mais numeroso e com maior poder de destruição, mas o Senhor está do lado de Israel, eis aí a sua segurança. 

O trecho citado acima, do livro do Deuteronômio, por remeter a uma cena de guerra, recordou um trecho da carta de São Paulo aos Efésios: 


"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti a armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo. Pois o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. Por isso deveis vestir a armadura de Deus, para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate. Portanto, ponde-vos de pé e cingi os rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça e calçai os pés com o zelo para propagar o evangelho da paz, empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno. E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos." (Ef 6,10 - 18).


Bem, meu objetivo é partilhar sobre esse trecho da carta de São Paulo aos Efésios. Espero, a cada semana, comentar um pouco sobre cada componente dessa armadura do cristão.


Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário