terça-feira, 23 de abril de 2013

"Revesti a armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo." (Ef 6,11)

No post passado utilizamos a seguinte passagem:
"Quando saíres para guerrear contra teus inimigos, se vires cavalos e carros e um povo mais numeroso do que tu, não fiques com medo, pois contigo está Iahweh teu Deus, que te fez subir da terra do Egito. Quando estiverdes para começar o combate, o sacerdote se aproximará para falar ao povo, e lhe dirá: 'Ouve, ó Israel! Estais hoje prestes a guerrear contra os vossos inimigos. Não vos acovardeis, nem fiqueis com medo, nem temais ou vos aterrorizeis diante deles, porque Iahweh vosso Deus marcha convosco, lutando a vosso fazer contra os vossos inimigos, para salvar-vos!" (Dt 20,1-4).
Essa passagem evoca um contexto de batalha, e isso é bem explícito. Não sei quanto a você, mas eu, particularmente, sempre gostei de filmes que trazem cenas de batalhas épicas. Sendo assim, ao ler a passagem e imaginar o contexto no qual se encaixa, não há como imaginar os personagens combatendo de qualquer forma, com qualquer vestimenta! Afinal, uma batalha sempre traz riscos de morte, e uma pessoa em sã consciência não se lança ao combate sem antes se preparar adequadamente. É sobre essa adequada preparação que nos adverte São Paulo: "Revesti a armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo. Pois o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espírito do Mal, que povoam as regiões celestiais".(Ef 6,12).

São Paulo, em sua carta aos efésios, já expõe os itens que compõem a "armadura de Deus", portanto, esse post seria vão se terminasse agora. Desejo, então, partilhar um pouco da minha alegria ao experimentar de forma mais concreta dos detalhes de tal armadura e da riqueza dos sinais da Igreja, intimamente unidos às Sagradas Escrituras. 

Sabe os paramentos que os diáconos, padres e bispos usam durante a celebração da missa e da administração dos outros sacramentos ? Você sabia que, de certa forma, também se relacionam com essa armadura de Deus ? 

Os posts seguintes destinam-se a uma explanação acerca de cada item da "armadura de Deus" e da riqueza simbólica com que a Igreja as guarda em sua história.

Shalom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário