quarta-feira, 24 de abril de 2013

"...Revesti-vos da couraça da justiça..."

A justiça é expressão da santidade de Deus. Quanto a sua relação com a couraça, eu fui relacionando com o coração, centro das ações conscientes do homem; como vimos no post anterior. No meu entendimento, o Senhor nos convida a fazermos das nossas ações conscientes - afetivas e intelectuais - uma expressão de sua santidade. 

Relacionando aos paramentos utilizados pelos sacerdotes durante as celebrações litúrgicas, relaciono à passagem acima a alva. Vejamos o que se fala da alva em um documento do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice: 
" A alva consiste na veste longa e branca utilizada por todos os ministros sagrados, e que representa a nova veste imaculada que todo cristão recebe mediante o batismo. A alva é portanto um símbolo da graça santificante recebida no primeiro sacramento, e é considerada também um símbolo da pureza de coração necessária para o ingresso na graça eterna da contemplação de Deus no céu (cf. Mateus 5:8)." http://www.vatican.va/news_services/liturgy/details/ns_lit_doc_20100216_vestizione_po.html

Retirada da mesma fonte, eis a oração que acompanha a vestidura da alva: 
"Revesti-me, Senhor, com a túnica de pureza, e limpai o meu coração, para que, banhado no Sangue do Cordeiro, mereça gozar das alegrias eternas."

Shalom! 
                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário